fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Transforme seus desenhos em animações divertidas e interativas

Desenho e tecnologia se encontram de forma incrível, trazendo um novo jeito de criar e se expressar. Com o uso de tablets, aplicativos de ilustração e até realidade aumentada, artistas e curiosos de todas as idades podem explorar e experimentar a arte de maneiras que antes eram inimagináveis. Essa mistura de arte e tecnologia não só facilita o acesso a ferramentas criativas, mas também torna o processo de aprender e desenhar mais divertido e acessível para todos. A ideia é simples: usar a tecnologia para dar um toque moderno ao velho hábito de desenhar, abrindo portas para novas possibilidades e inspirações no mundo digital.

COMO TRANSFORMAR SEU DESENHO EM ANIMAÇÃO?

O Sketch MetaDemoLab é uma plataforma online projetada para facilitar o processo de criação e teste de protótipos digitais. Com uma interface intuitiva e uma variedade de ferramentas poderosas, ele permite que designers, desenvolvedores, equipes criativas e amadores transformem suas ideias em protótipos interativos e visuais com facilidade.

A ideia é simples e prática: desenhe em uma folha de papel, garantindo que os traços e linhas estejam bem definidos. Depois, tire uma foto do seu desenho e carregue-a no site. A partir daí, o próprio site detecta o desenho automaticamente e adiciona os pontos necessários para que o personagem possa se mover. É fácil, rápido e você já pode ver sua criação ganhar vida em poucos passos!

Utilizamos um personagem do próprio site para termos como exemplo o passo a passo para carregar o projeto no site. Confira!

Imagem ilustrativa da Figura 1 - Carregando a foto do desenho
Figura 1 – Carregando a foto do desenho
Imagem ilustrativa da Figura 2 - Verificando o personagem
Figura 2 – Verificando o personagem
Imagem ilustrativa da Figura 3 - Destacando o personagem
Figura 3 – Destacando o personagem
Imagem ilustrativa da Figura 4 - Marcando o personagem
Figura 4 – Marcando o personagem

Adicionando a animação você pode fazer o seu personagem se movimentar de várias formas, selecione a que você mais gostou.

Imagem ilustrativa da Figura 5 - Adicionando a animação
Figura 5 – Adicionando a animação

Após definir o movimento, você poderá salvar o vídeo com seu personagem em ação.

Vídeo 1 – Animação concluída

Para mais informações e para começar a usar o Sketch MetaDemoLab, acesse sketch.metademolab.com.

PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Desenhar é uma atividade lúdica e cativante que nos acompanha desde os primeiros anos de vida, funcionando como uma forma de comunicação universal e intuitiva. Antes mesmo de aprendermos a escrever, utilizamos o desenho para expressar pensamentos, contar histórias e explorar o mundo ao nosso redor. Essa prática vai além do simples ato de traçar linhas no papel; ela envolve criatividade, percepção e emoção, permitindo que, por meio de formas e cores, possamos transmitir sentimentos, ideias e narrativas de maneira visual. O desenho se torna, assim, uma extensão de nossa imaginação e uma ferramenta poderosa para a expressão pessoal, capaz de conectar pessoas e culturas de maneira profunda e significativa.

Utilizamos com frequência o desenho em atividades escolares, e por que não dar vida a esses projetos e inseri-los dentro de uma perspectiva tecnológica? Trabalhar na sala de aula com a animação desses traços com certeza será um grande sucesso. Separamos então algumas habilidades da BNCC e do seu complemento à Computação que podem ser exploradas com essa finalidade, são elas: EF15AR01; EF15AR04; EF15AR05; EF15AR06; EF05CO10.

Se gostou e utilizou a ideia compartilhe conosco a sua experiência.

Até a próxima!

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.