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Conhecendo a placa Franzininho WiFi

Desenvolvida no Brasil, a Franzininho Wifi é uma placa de desenvolvimento de hardware de código aberto, projetada com o intuito de tornar a criação de projetos mais acessível a iniciantes, makers, entusiastas e desenvolvedores brasileiros. Ela pode ser programada de várias maneiras, incluindo ESP-IDF, Arduino, CircuitPython e MicroPython, oferecendo uma grande flexibilidade e se adaptando às necessidades de diferentes usuários.

A Franzininho WiFi é baseada no ESP32-S2, poderoso microcontrolador com conectividade WiFi integrada, tornando-a ideal para projetos de Internet das Coisas (IoT).

Imagem da Franzininho Wifi
Figura 1- Imagem da Franzininho Wifi

O ESP32-S2, presente na placa Franzininho WiFi, é equipado com uma CPU de 32 bits, que pode operar a uma frequência de até 240 MHz. Além disso, conta com 128 KB de ROM, 320 KB de SRAM, 16 KB de SRAM no RTC e 4 MB de Flash. Essa configuração de hardware permite o desenvolvimento de aplicações complexas que exigem processamento rápido e eficiente.

A placa Franzininho WiFi oferece várias interfaces de conectividade que permitem a integração com sensores, atuadores e módulos, como:

  • 35 GPIOs configuráveis, permitindo uma variedade de aplicações de entrada e saída;
  • SPI (Serial Peripheral Interface) e I2C (Inter-Integrated Circuit) para comunicação entre dispositivos;
  • UART (Universal Asynchronous Receiver/Transmitter) para comunicação serial;
  • PWM (Pulse Width Modulation);
  • Conversores ADC e DAC para ler e gerar sinais analógicos.

A Figura 2 ilustra o pinout da Franzininho WiFi com mapeamento dos pinos e recursos.

Pinout da Franzininho WiFi.
Figura 2 – Pinout da Franzininho WiFi.
Adaptado de: https://docs.franzininho.com.br/docs/franzininho-wifi/franzininho-wifi/.

COMO PROGRAMAR A FRANZININHO WIFI?

A placa Franzininho WiFi pode ser programada com várias IDEs, como o Arduino IDE, Mu Editor, Thonny IDE, VS Code, ESP-IDF, entre outros. Tudo isso, por conta da flexibilidade de suporte a mais de uma linguagem de programação.

Essa versatilidade amplia as possibilidades de aprendizagem, além de permitir que o usuário escolha o ambiente que se sentir mais confortável. No nosso tutorial, optamos pelo Arduino IDE. Caso não tenha instalado, confira nosso tutorial Instalando o Arduino IDE.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

1x Placa Franzininho WiFi baseada no ESP32 S2 – WROOM;
1x Cabo Micro USB.

PREPARANDO O AMBIENTE

Antes de começar a programar a placa Franzininho WiFi precisamos realizar algumas configurações no Arduino IDE. Iniciaremos copiando o link abaixo:

https://raw.githubusercontent.com/espressif/arduino-esp32/gh-pages/package_esp32_index.json

Em seguida, atualizaremos atualizando o Gerenciador de Placas do Arduino IDE, que é bem simples. Para isso, abra o Arduino IDE e vá para Arquivo>Preferências (GIF1). Em seguida, copie a URL copiado na caixa de URLs adicionais para Gerenciadores de Placas, localizada no inferior da janela, e clique em OK.

Caminho para colar o link
Gif 1- Caminho para colar o link

Logo após, acesse o Gerenciador de Placas através do caminho Ferramentas> Placas>Gerenciador de Placas, pesquise por ESP32 e realize a instalação.

Caminho para adicionar a placa ao gerenciador do gerenciador de placas.
Gif 2- Caminho para adicionar a placa ao gerenciador do gerenciador de placas.

Além disso, para usar a placa Franzininho WiFi no Arduino IDE será necessário colocar em modo DFU para carregar o código. Portanto, realize os seguintes passos:

1º Conecte a placa via USB;
2º Pressione e segure o botão de Boot;
3º Aperte e solte o botão Reset;
4º Solte o botão de Boot;

IMPORTANTE: Este procedimento só precisa ser feito na primeira vez em que a placa será programada no Arduino IDE.

ELABORANDO O CÓDIGO

Agora, vamos criar um código para piscar os LEDs internos da placa Franzininho WiFi. Para piscar o primeiro LED, referente ao pino 22, criamos a variável LED do tipo int. Em seguida, definimos o pino 22 como saída na função setup().

No loop, chamamos a função digitalWrite, que, quando configurada em nível lógico alto (HIGH), acionará o LED. De modo contrário, desligará o LED quando configurada em nível lógico baixo (LOW). É indispensável o uso de um delay entre as funções.

No final o código ficará da seguinte maneira:

int LED = 21;
void setup() {
  pinMode(LED, OUTPUT);
}
void loop() {
  digitalWrite(LED, HIGH); 
  delay(1000);                      
  digitalWrite(LED, LOW);   
  delay(1000);                      
}

Caso queira trocar o LED, altere o valor da variável de 21 para 33, que é referente ao segundo LED da placa.

Para piscar os dois ao mesmo tempo, precisamos incluir uma segunda variável, defini-la como saída e adicionar ao loop um digitalWrite para a variável nova. O código para piscar do dois LEDs ao mesmo tempo ficará assim:

void setup() {

  pinMode(LED0, OUTPUT);
  pinMode(LED1, OUTPUT);
}
void loop() {
  digitalWrite(LED0, HIGH); 
  digitalWrite(LED1, HIGH);
  delay(1000);                      
  digitalWrite(LED0, LOW);
  digitalWrite(LED1, LOW);    
  delay(1000);                      
}

O Vídeo 1 exibe a placa Franzininho WiFi funcionando com a programação para picar um LED e, em seguida, para piscar os dois.

Vídeo 1- Franzininho WiFi funcionando.

Espero que tenha gostado, caso tenha alguma dúvida, deixe o comentário abaixo.

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Estagiário no setor de desenvolvimento na Casa da Robótica

Graduando em Engenharia da Computação pela Faculdade Independente do Nordeste. Estagiário do setor de desenvolvimento da Casa da Robótica.

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

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