fbpx
ArduinoNovidade

Como controlar um motor usando o Arduino

Os motores são componentes indispensáveis em projetos de automação e robótica que utilizam Arduino. São eles os responsáveis pela conversão de energia elétrica em movimento mecânico, permitindo que artefatos robóticos, máquinas e outros dispositivos realizem movimentos.

No mercado, existem diversos tipos de motores que podem ser integrados ao Arduino para diferentes finalidades. Cada tipo de motor oferece características específicas que devem ser levadas em consideração para atender as necessidades do projeto, como torque, velocidade, precisão e capacidade de carga.

Os motores DC (corrente contínua) são ideais para projetos que exigem um controle simples e eficaz de velocidade. Eles são bastante versáteis e podem ser utilizados em uma gama de aplicações devido à sua capacidade de operar em diferentes velocidades e direções. São uma ótima opção para projetos que requerem movimentos contínuos, como um robô segue linha.

Apesar de simples, o controle de um motor DC com o Arduino requer a utilização de alguns componentes adicionais para permitir uma operação eficiente e segura. Esses componentes incluem principalmente um driver de motor ponte H, veja nosso tutorial de como controlar motor DC utilizando o Driver Ponte H L298N e também utilizando a ponte H L9110S.

Imagem de um motor dc com caixa de redução
Figura 1 – Motor DC com caixa de redução.

Um outro tipo interessante de motores são os servomotores, utilizados quando é necessário um controle preciso de posições. Eles são capazes de se posicionar em qualquer ponto dentro de um intervalo de movimento, entre 0 e 180 graus ou entre 0 e 360 graus.

Os servomotores são comumente utilizados em pequenos robôs, para controlar a movimentação de braços robóticos, entre outros projetos onde a precisão do ângulo é crucial para o seu correto funcionamento. O Arduino pode enviar comandos específicos para ajustar o ângulo do servomotor com grande precisão, veja o nosso tutorial de como utilizar o servo motor com o Arduino.

Imagem ilustrativa de um servo motor
Figura 2 – Imagem de um Servomotor.

Para projetos com Arduino, não podemos deixar de lado os motores de passo, que são escolhidos para movimentações precisas e controladas, sendo fundamentais em projetos de impressoras 3D e máquinas CNC controladas por Arduino. Portanto, quando precisamos de um pouco mais de força e precisão, o ideal é utilizar um motor de passos. Ele pode ser controlado por diferentes tipos de driver; no entanto recomendamos o Driver ULN2003. Confira o nosso tutorial de como acionar motor de passo com Driver ULN2003 e Arduino.

Imagem ilustrativa do motor de passos
Figura 3 – Imagem do motor de passos

O uso de Arduino para controlar motores promove uma enorme flexibilidade e acessibilidade em projetos de automação, estimulando inovações e desenvolvimentos tecnológicos na área. Porém, ao desenvolver esses projetos, devemos nos atentar ao fato de que a maioria dos motores não podem ser ligados diretamente ao Arduino.

O Arduino não consegue fornecer a alimentação de energia necessária para que a maioria dos motores funcione. Além disso, os motores podem causar interferências que prejudicam o Arduino e outros componentes. Para controlar um motor de forma eficaz, especialmente para ajustar sua velocidade e direção, são necessários componentes extras.

Esses componentes ajudam a proteger o Arduino de possíveis danos causados por picos de energia do motor ou interferências. Por isso, sempre utilize esses intermediários para conectar um motor ao Arduino de forma segura e eficiente.

Espero ter ajudado,
Obrigado a todos, em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo!

Dúvidas? Deixe seu comentário
Estagiário no setor de desenvolvimento na Casa da Robótica

Graduando em Engenharia da Computação pela Faculdade Independente do Nordeste. Estagiário do setor de desenvolvimento da Casa da Robótica.

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.